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![]() ![]() Duas madeiras ganham a preferência de escultor: o piquiá e a guariúva ou guariúba, madeiras generosas, pois , segundo o artista, cada árvore representa matéria-prima por cerca de dois anos, para seu trabalho. Transformação hábil e sensível que José Alcântara consegue, quase que magicamente, ao traduzir nas toras, seus bichos da floresta.
José
Alcântara busca sua matéria-prima nos desmatamentos ao redor
da cidade de Manaus. Transporta as madeiras até seu local de trabalho,
na Central de Artesanato Branco e Silva. Trabalha também em sua
oficina, ampla e bem organizada, em sua ex-residência no bairro
de Petrópolis, onde ainda moram seus filhos, artistas-herdeiros
de sua técnica. Lá,
José Alcântara seleciona no tronco alguns volumes, e já
no corte da serra elétrica começa a definir o formato da
escultura do bicho. Em seguida , com o uso de uma machadinha, vai desbastando
a madeira e, sutilmente, começa a se identificar a futura escultura
- uma onça, um pirarucu. Agora, com o enchó (ferramenta
de lavrar), a madeira começa a ganhar algum refinamento, e com
entalhadeiras, formões e maceta de pau, ele consegue imprimir formatos,
desenhos plásticos complementados com diferentes lixas, pintura
e pirogravação. Se o bicho escolhido for uma onça,
ela ainda recebe bigodes de gatos. Quanto
aos pigmentos utilizados, prefere os naturais, oriundos das próprias
madeiras, embora empregue também tintas guache e acrílica. |
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