Ciclo de vida de um site
O desenvolvimento de um site não possui uma receita. O processo é interativo e depende muito do contato e comunicação entre o cliente e a equipe que o produz. Apesar de não haver uma receita, existe algumas etapas que fazem parte do processo, seja qual for a metodologia utilizada pela agência encarregada do site.
A seguir descrevemos como a Opera House trabalha para produzir um site.
Reuniões com cliente
Na primeira fase da produção, ocorrem reuniões com o cliente. O primeiro contato serve para compreender os objetivos do cliente, criando um briefing do serviço que será executado e que permitirá fornecer ao cliente um orçamento adequado.
O trabalho de produção de um site geralmente é muito personalizado. Cada cliente terá um objetivo específico. Embora a tecnologia e as ferramentas necessárias sejam comuns a outros projetos, cada site possui um caminho próprio. Estas definições são feitas em reuniões com o cliente, que tem papel central no resultado final do site, pois é sua visão do próprio negócio que irá direcionar o projeto.
Projeto
O projeto do site define questões técnicas como linguagem de programação usada, se o site utilizará um banco de dados ou não, quais interações existirão entre o site e os visitantes, o tipo e quantidade de animações (se existentes). Atenção especial é dada à forma de uso de navegação do site. O resultado deve facilitar o acesso às informações que o cliente quer disponibilizar.
Desenvolvimento do Site
Aprovado o projeto de desenvolvimento do site, o desenvolvimento de fato se dá em 3 linhas distintas: criação do layout e design, desenvolvimento dos arquivos em formato HTML, que podem ser interpretados pelos navegadores como o Firefox ou Internet Explorer para exibir a página do cliente, e a programação de scripts, que são pequenos blocos de programas que executarão no servidor ou no navegador do usuário final para produzir as interações fornecidas pelo site.
Demonstração & Testes
Durante o desenvolvimento, assim que exista um layout definido, o cliente pode começar a fazer testes de navegação e uso do site. Muitas questões podem surgir neste momento e é comum que o cliente perceba coisas que não havia percebido antes e acabe por ampliar sua visão sobre o site. O processo é interativo e adaptações são feitas à medida que o cliente usa, experimenta e acompanha a evolução do site.
Registro de domínio
A menos que o cliente esteja fazendo um redesign, na maior parte das vezes o cliente ainda não possui seu nome registrado na Internet, ou seja, o seu "www". O registro de domínio é um requisito não para a publicação do site - pois este poderia funcionar dentro do endereço de outro -, mas para a própria imagem do cliente. O mesmo acontece com o e-mail. É pouco profissional a empresa utilizar e-mails gratuitos e que não a identificam. Por isso, o registro de domínio é parte importante e deve ser feito. Até algum tempo atrás, o registro dos domínio .COM.BR era restrito a empresas registradas (com CNPJ) o que tornava praticamente obrigatório o uso de um domínio internacional (.COM) para empresas em vias de estruturação e que ainda não possuíssem CNPJ. Hoje esse não é o caso, e o registro de domínio exige apenas um CPF válido.
Publicação do site
Embora o usuário final de um site visualize uma página que pode lhe parecer um elemento único, o site é na verdade uma grande colcha de retalhos. Quando está pronto, o site é uma coleção de arquivos digitais, incluindo arquivos de texto com extensões como .html, .css, .asp, .php, .js, arquivos de imagem (.jpg,...), animações, arquivos de conexão a banco de dados, etc. É necessário publicá-los em um servidor conectado à Internet para que ele possa ser acessado.
- Ciclo de vida de um site: Introdução
- Projeto e desenvolvimento do site
- Hospedagem do site
- Manutenção e atualização do site
- Suporte técnico
- Upgrade do site