Blog

Entre um trabalho e outro, às vezes conseguimos escrever alguma coisa...

Ciclo de vida de um site

Ciclo de Vida de um Site: Manutenção e Atualização

Qual é a importância de manter seu site atualizado ?

Ter um site sempre atualizado com os acontecimentos de sua empresa é muito importante para seus visitantes e clientes. Por exemplo, se um cliente em potencial acessar o site de sua empresa, procurando por um determinado produto ou serviço, ele espera encontrá-lo. Se encontrar, poderá despertar o interesse em adquiri-lo, ou ir até sua empresa para obter mais informações pessoalmente.

Mas o que aconteceria se, ao chegar lá, o cliente constatasse que sua empresa não comercializa mais o que ele está procurando e que estava anunciado em seu site? Como ficaria a imagem de sua empresa?

O cliente certamente ficará com uma má impressão, difícil de ser removida: ele está insatisfeito por ter perdido tempo em ir até o seu estabelecimento e não encontrar o que seu site oferecia.

O mesmo poderia acontecer se você anunciasse um preço de um produto no seu site e ao chegar na loja o preço fosse outro!

O objetivo da Opera House é desenvolver sites dinâmicos e de fácil atualização, para que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, possa atualiza-lo. Porém, não existe sites mágicos, ou seja, todos os sites precisam de um administrador para atualizá-los, colocando textos e imagens, mudando dados, excluindo páginas, etc.

Se você tem um site, mas está tendo dificuldades para deixá-lo atualizado, consulte-nos. Nós temos o melhor de dois mundos: podemos fornecer ferramentas para que você mesmo atualize o site, ou nossos técnicos farão as atualizações. Seu site poderá corresponder às expectativas dos visitantes ao conter sempre informações válidas e recentes.

É possível transferir o conteúdo de seu site antigo para nossa tecnologia, mantendo o design original do site e implementando nossas ferramentas de gerenciamento, sem a necessidade de contratar o serviço de redesign. Observe, contudo, que seu site não receberá a assinatura e marca da Opera House, a menos que tenha sido criado na Opera House.

Textos e imagens

A atualização de textos institucionais, publicação de notícias e álbuns de imagens é a tarefa mais comum. De posse de ferramentas fáceis e rápidas, este tipo de renovação do conteúdo do site pode ser feito de forma rotineira, como parte do dia de trabalho de um funcionário de sua empresa. Uma boa secretária pode, além de redigir correspondências ou contratos, postar notícias ou informações sobre a empresa ou seus produtos.

Outros elementos

Alguns dos elementos que mais merecem atenção em um site são os banners publicitários ou quadros de anúncios e popups. Através deles, sua empresa dá destaques a eventos, acontecimentos, produtos ou notícias que se destacam. Um cuidado especial deve ser dado a estes elementos, pois eles ajudam a sinalizar visualmente que seu site esta em constante evolução. Um dos serviços da Opera House, a produção de banners para sites, é direcionado especialmente para ajudá-lo na atualização dos banners de seu site: por valores baixos (menos de R$100), é possível produzir banners animados que destacam, valorizam e sinalizam visualmente as mdificações feitas em seu site.

Interações

O uso de formulários para contato, enquetes, murais e outras formas de interação ajuda a fidelizar o visitante/cliente, ao fazê-lo participar e facilitar a comunicação com sua empresa. As enquetes e os murais são particularmente interessantes pois permitem que o site ganhe novos conteúdos sem a sua intervenção. As soluções da gerenciamento de site da Opera House valorizam o uso de sistemas que permitem a interação de visitantes no site.

Outros ajustes

Eventualmente, a atualização do site pode exigir modificações na diagramação e melhoras no layout, ou seja, na forma como as informações são distribuídas ao longo da página. Embora estes ajustes ocorram principalmente quando o site é desenvolvido, acontecem casos em que este tipo de atualização também se faz necessária.

Ajustes de layout implicam redefinir uma ou mais destas características do site: navegação, distribuição de conteúdo, redefinição de menus e objetivos. Por conta disso, eles não são muito frequentes, e envolvem investimento extra.