Blog

Entre um trabalho e outro, às vezes conseguimos escrever alguma coisa...

Por que pagar 2 vezes?

Essa é uma das perguntas que eu mais me faço no dia-a-dia do trabalho na Opera House: por que alguns clientes pagam 2 vezes por um serviço que poderia ser feito uma única vez?

Recentemente fizemos o redesign de um site que havia sido produzido há menos de 2 meses. Descontente, o cliente veio até a Opera House e refez o site. Pagou pela segunda vez o site que poderia ser produzido logo de início, se tivesse buscado um serviço profissional de criação de site.

Quando os primeiros sites começaram a ser produzidos, na década de 1990, bastava ter um computador e algum conhecimento básico de HTML para fazer um site. Isso há muito tempo deixou de ser verdade. A quantidade de tecnologias e áreas de conhecimento envolvidas na construção de um site de sucesso está muito longe do trabalho amador e inexperiente.

Mas o fato de existir profissionais incompetentes não me preocupa. Em todas as áreas de negócios existe o profissional mal preparado. O que eu não entendo é como empresários bem-sucedidos não conseguem perceber as conseqüências de tal escolha. Para falar o mínimo, representa custos extras a longo prazo.



Muitas poderiam ser as explicações. Já é quase uma lenda a história do "sobrinho que fez um curso e aprendeu a fazer sites" e se torna uma solução fácil e próxima. Às vezes, o empresário não percebe o impacto que um site profissional pode ter para seu negócio. Às vezes, o preço é o único critério.

Com relação ao preço, há alguns dias, li um livro em que o autor faz perceber o absurdo que é escolher um serviço baseado apenas no preço. O autor argumenta: "você faria uma cirurgia no cérebro, escolhendo o cirurgião que cobra menos?".

É por isso que eu me pergunto: por que é tão comum o cliente fazer seu "primeiro site" duas vezes?

Eu gostaria de ouvir comentários sobre isso. Fique à vontade para dar sua opinião.