Se você quer um site perfeito, você está errado. Saiba porquê.
Um comportamento freqüente que eu observo em todos os clientes é a busca pelo site perfeito, que contém toda a informação importante sobre a empresa, que é atraente pelo conteúdo e pelo visual, que possui as palavras certas nos locais corretos e assim por diante. Isso é louvável e muito bom para nós. Para a Opera House, o melhor cliente é aquele que quer o melhor. Se ele quer o melhor, é aqui que ele vai encontrar.
Contudo, eu também tenho observado casos em que o cliente adia a publicação de seu site por não considerá-lo ainda tão perfeito quanto desejaria. O caso extremo acontece quando a falta de uma foto ou a versão final de um texto (às vezes, até o nome de um menu) impede que o site seja colocado online, e o cliente - sem tempo disponível para se dedicar à busca deste precioso elemento perfeito - fica meses perdendo oportunidades que poderiam surgir.
O que os japoneses podem nos ensinar sobre o site perfeito
Então eu sugiro uma abordagem mais empírica para a chegada ao site perfeito: o trabalho constante. Kaizen. Amanhã melhor do que hoje. Esta filosofia ou postura considera que sempre é possível melhorar algo, pequenas ações podem ser feitas sempre, adicionando um pouco mais de qualidade a cada momento, num processo contínuo. Essa forma de ver a qualidade ajudou o Japão a sair da crise econômica que enfrentou após a II Guerra, e é um dos pilares do trabalho da Toyota, uma das maiores empresas do mundo.
É importante perceber que o site de uma empresa é uma de suas ferramentas de negócio. Não estar na Internet ou atrasar a entrada na Internet será um prejuízo e vai exigir investimentos maiores no futuro para recuperar o tempo perdido. Então é preferível ter um site bom e disponível o quanto antes e melhorá-lo através de um aperfeiçoamento constante.
A facilidade de editar o conteúdo do site, de trocar imagens ou banners e colocar documentos para download com os sistemas da Opera House está disponível a qualquer momento para nosso cliente. Ele pode, ao final do dia fazer uma pequena revisão ou ajuste. E isso pode ser feito sempre, como uma busca contínua pela perfeição desejada. Kaizen.
Aqui, eu defendo esta postura de melhoria contínua para o site, mas essa forma de encarar a qualidade é válida para tudo. O que é a alimentação saudável senão uma busca contínua por uma boa saúde? O que é a malhação em uma academia senão a aplicação diária do Kaizen?
Aqui vão algumas dicas:
1- estabeleça objetivos: Defina o que você quer atingir de forma clara. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve, até mesmo o lugar onde já está.
2- crie metas: "quebre" seus objetivos em etapas de curto, médio e longo prazo. Por exemplo: defina o que você quer e é possível atingir dentro de 1 semana, 1 mês, 1 ano, etc.
3- tenha foco: concentre sua visão e seus esforços na realização de suas metas. Ponha na frente o mais importante - first things first.
4- seja persistente: o resultado aparece ao longo do tempo. Mesmo Deus, em toda sua perfeição, não fez tudo de uma só vez.