Logo pode mudar?
Eu tenho encontrado clientes em fase de crescimento. Eles estão contratando novos funcionários, anunciando, vendendo mais, reformando ou ampliando as instalações, e concordam que muitas dessas mudanças são importante para o negócio, algumas vitais. Quando o assunto é logotipo, eu observo que o empresário tem medo de mudar.Parte do medo é justificada. "E se meus clientes não reconhecerem a minha marca?" é a primeira objeção que aparece quando sugerimos uma mudança na logotipo. Como o logotipo é a principal imagem da empresa usada em publicidade, cartões, placas de sinalização, etc, uma mudança brusca e não divulgada pode de fato causar confusão.
Contudo, o empresário não pode se deter e transformar este medo em uma mantra do tipo "logotipo não se muda". Entenda isso desta forma: "logotipo não se muda a toda hora". Em alguns momentos, ao longo da vida de uma empresa, é importante mudar, e mostrar aos clientes que se está mudando.
A prova de que logotipo se muda, é que nós não vemos na TV a imagem abaixo, onde aparece o logotipo que a Globo usava em 1970:
Pelo contrário, o que você vê é isto:
A Rede Globo atualizou sua logo várias vezes ao longo de sua história, algumas vezes radicalmente, outras mais sutilmente. Acompanhe estas mudanças na imagem abaixo:
E os casos de mudança de logo são muitos, veja, por exemplo o caso do Boticário, que além de mudar de logotipo, também passou a utilizar várias cores na aplicação da logo. No caso da Vale do Rio Doce, não só a logo mudou, mas também o nome da empresa:
O que eu quero dizer é que o empresário e empreendedor não deve ter medo da mudança. Se o negócio cresce, se o faturamento e estrutura mudam, assim como várias outras características da empresa, porque acreditar que o logotipo não pode mudar?
O logotipo é tão vivo e dinâmico quanto o próprio negócio. Alguns produtos permanecem por décadas iguais, como é o caso do bombom Sonho de Valsa, por exemplo. A opção de continuar com um logotipo ou com um produto igual deve ser uma opção objetiva, pensando nos resultados, na necessidade ou não de atualização de produto e imagem.
Não se deve decidir por manter um logotipo antigo, que não corresponde à imagem da empresa apenas por que se ouviu dizer que "logotipo não se muda"...