Logo pode mudar?
Eu tenho encontrado clientes em fase de crescimento. Eles estão contratando novos funcionários, anunciando, vendendo mais, reformando ou ampliando as instalações, e concordam que muitas dessas mudanças são importante para o negócio, algumas vitais. Quando o assunto é logotipo, eu observo que o empresário tem medo de mudar.Parte do medo é justificada. "E se meus clientes não reconhecerem a minha marca?" é a primeira objeção que aparece quando sugerimos uma mudança na logotipo. Como o logotipo é a principal imagem da empresa usada em publicidade, cartões, placas de sinalização, etc, uma mudança brusca e não divulgada pode de fato causar confusão.
Contudo, o empresário não pode se deter e transformar este medo em uma mantra do tipo "logotipo não se muda". Entenda isso desta forma: "logotipo não se muda a toda hora". Em alguns momentos, ao longo da vida de uma empresa, é importante mudar, e mostrar aos clientes que se está mudando. 
A prova de que logotipo se muda, é que nós não vemos na TV a imagem abaixo, onde aparece o logotipo que a Globo usava em 1970:

Pelo contrário, o que você vê é isto:

A Rede Globo atualizou sua logo várias vezes ao longo de sua história, algumas vezes radicalmente, outras mais sutilmente. Acompanhe estas mudanças na imagem abaixo:

E os casos de mudança de logo são muitos, veja, por exemplo o caso do Boticário, que além de mudar de logotipo, também passou a utilizar várias cores na aplicação da logo. No caso da Vale do Rio Doce, não só a logo mudou, mas também o nome da empresa:

O que eu quero dizer é que o empresário e empreendedor não deve ter medo da mudança. Se o negócio cresce, se o faturamento e estrutura mudam, assim como várias outras características da empresa, porque acreditar que o logotipo não pode mudar?
O logotipo é tão vivo e dinâmico quanto o próprio negócio. Alguns produtos permanecem por décadas iguais, como é o caso do bombom Sonho de Valsa, por exemplo. A opção de continuar com um logotipo ou com um produto igual deve ser uma opção objetiva, pensando nos resultados, na necessidade ou não de atualização de produto e imagem. 
Não se deve decidir por manter um logotipo antigo, que não corresponde à imagem da empresa apenas por que se ouviu dizer que "logotipo não se muda"...

 Criação de Sites
Criação de Sites Manutenção
Manutenção Hospedagem
Hospedagem Suporte Técnico
Suporte Técnico Sistemas
Sistemas Blog
Blog