Blog

Entre um trabalho e outro, às vezes conseguimos escrever alguma coisa...

Conheça o Path, a rede social para reunir os melhores amigos e familiares


A cada dia perdemos mais a nossa privacidade e vamos compartilhando tudo com todos nas redes sociais. Caminhando nesse sentido contrário, foi lançado, em novembro de 2010, o Path, um aplicativo e rede social para dispositivos moveis, que oferece uma quantidade limitada de amigos e ausência de anúncios. Ele promete ajudar a compartilhar detalhes mais pessoais de sua vida a um pequeno grupo de amigos e familiares. 

O vice-presidente da Path, Matt Van Horn, falou sobre o aplicativo ser uma especie de "diário inteligente": "Por o Path ser uma rede menor, criada para as pessoas que você ama - seus parentes e seus melhores amigos -, as pessoas se dispõem a compartilhar conteúdo mais íntimo". Ele ainda acrescentou sobre o compartilhamento de conteúdo nessa rede ser diferenciado, como no exemplo citado pelo mesmo: "Uma foto que o mostre na varanda com sua irmã, se postada em uma rede maior pode não interessar. Mas se sua mãe, que mora do outro do país, puder vê-la, será algo mágico"

A rede busca ser mais pessoal e tem um limite de 150 amigos. Isso foi inspirado em um trabalho realizado pelo antropólogo britânico Robin Dunbar, da Universidade de Oxford. O estudo afirma que esse é o numero de relações confiáveis que podemos fazer ao longo de nossa vida, e a conclusão do estudo apresenta os seguintes dados: possuímos em média 5 melhores amigos, 15 bons amigos, 50 amigos próximos e familiares, e o total ao longo da vida é de 150 amigos. 

"O Path é um jornal moderno que permite que você compartilhe sua vida com as pessoas que você mais ama, ou seja, seus amigos mais íntimos e seus familiares", diz o CEO da empresa, Dave Morin. 

Logo ao instalar o aplicativo você é convidado a compartilhar e exportar todos os seus dados das outras redes, como facebook, twitter, foursquare, ou seja a rede busca mostrar e reunir todos os seus dados. 

O Path possui as seguintes opções no menu principal do serviço: a musica que você está ouvindo, o lugar onde você está a cada momento do dia, suas fotos (serviço que se mostra interessante por possuir uma interface similar ao instagram, com a opção de inserir filtros em suas fotos), há a opção de inserir a hora que você acorda, a hora em que vai dormir e o já conhecido por todos "em que você pensando". A todo momento você também pode expressar emoções nas atualizações de amigos como sorrir, ficar triste, etc. O Path foge, assim, do "gostei" ou "não gostei", presente em outras redes. 


Podemos resumir essa rede a uma ferramenta de partilha focalizada e intimista. Não possui solicitações de jogos, grupos, anúncios, eventos ou memes. Possui apenas conteúdo das pessoas que consideramos queridas e próximas. 

Os criadores não pretendem ser o próximo Facebook, Twitter ou falecido Orkut, mas sim redefinir a forma com que partilhamos conteúdo, mostrando que ainda podemos ter privacidade, sermos simples e relevantes no conteúdo. 

O Path está disponível atualmente para iOS, Android e recentemente foi lançada sua versão para iPad, que ganhou alguns diferenciais com relação a versão para smartphones. Outro fator que torna a utilização desse aplicativo atraente é o design e forma com que cada detalhe e botão foi projetado. Mesmo você não possuindo quase nenhum amigo, o uso do app se torna viciante por conta das animações, botões e design, criando uma experiência inigualável. 

Confira abaixo o vídeo de apresentação desse app: