Com um pé nas mídias sociais
Uma das vantagens de conduzir um bom negócio (contas pagas, clientes satisfeitos, dinheiro em caixa) é poder experimentar... Este post trata disto.
Nos últimos meses, por mais que eu tente olhar para outros lados, elas vinham e batiam à porta. Eu dizia: "estou ocupado, tenho muito trabalho, volte outra hora...". Mas elas voltavam e insistiam. Eu não tinha mais como ignorar e resolvi atender e ver o que elas tinham a me dizer. Estou falando das mídias sociais.
Existe hoje uma atenção muito grande em torno dos portais de relacionamento e das mídias sociais. Os dois maiores sites sociais possuem números dignos de nota: o Facebook está a caminho de se tornar o maior site da web, com aproximadamente meio bilhão de usuários, e a população do twitter na semana passada (193 milhões) já era maior que a população brasileira (191 milhões).
Mesmo trabalhando quase 10 horas por dia conectado à Internet, eu me mantinha distanciado. (Se você passa tanto tempo conectado por dia, deve estar se perguntando: como é possível? Eu repondo com outra pergunta: você sabia que existe vida e negócios fora da Internet?) Alguma distância eu ainda mantenho: filtro muito meu conteúdo, meu tempo vale muito e não deixo qualquer coisa me ocupar. Mas resolvi fazer alguns experimentos e ver, por experiência própria, aonde chegamos.
O site social que mais me chamou a atenção é o twitter. Algumas pessoas que pensam que o twitter é um bate-papo e outras tweetam cada passo que dão (eu já vi isto: "estou almocando", meia hora depois: "vou escovar os dentes" e alguns minutos depois: "vou sair"...). Deixando de lado estas pessoas, acho o twitter impressionante. Sua rede apresenta um potencial de distribuição de informação que pode colocar a TV debaixo do chinelo. Quem já seguiu tweeteiros que têm algo a dizer ou alguma informação a repassar, sabe do que estou falando.
Há pouco mais de um mês abrimos uma conta no twitter para a Opera House, colocamos o botão siga-nos em nossas páginas, iniciamos a tweetar algum conteúdo... Mas fazer isso estava sendo pouco e resolvemos ir mais além.
Por isso, criamos uma promoção em parceria com o site Parintins.com, que vem sendo mantido pela Opera House desde 1998 como uma forma de divulgar e apoiar o Festival Folclórico de Parintins.
A promoção vai dar ao ganhador um iPod nano touch de 16 gigas, um fantástico aparelho da Apple que possui capacidade para mais de 5000 músicas, com interface de toque, semelhante ao iPhone®. Mas onde entra a mídia social? Bom, para participar da promoção, é necessário seguir Parintins.com no twitter e retweetar a promoção. O regulamento pode ser lido e a inscrição pode ser feita na página da promoção, em Parintins.com.
Ainda não temos claro os resultados que esta promoção trará para o site Parintins.com ou para a Opera House, em termos de práticos, se é que trará algum. Como falei algumas linhas acima, isto é um experimento, e como tal, ele vale por si mesmo. As próximas semanas nos dirão alguma coisa sobre as mídias sociais.
Se você ficou curioso sobre os resultados, volte aqui ou siga-nos no twitter... ;)