Blog

Entre um trabalho e outro, às vezes conseguimos escrever alguma coisa...

6 milhões de dólares: metade para mim, metade para você!

Ganhar 3 milhões de dólares da noite para o dia, sem esforço, seria muito bom, se fosse verdade. Eu queria. E você?

Um dos e-mails que eu recebo com bastante frequência desde o ano passado é esta grande oferta: basta eu fornecer os dados da minha conta em um banco fora dos Estados Unidos ou da Inglaterra e entrar em acordo com um gentil senhor que vai dividir os milhões comigo: 50% para cada um. O e-mail sugere que isso não é estranho, mas uma proposta verdadeira e confiável, afirmando que honestidade é chave para o sucesso deste "negócio":

"Be rest assured that this deal is secured and assured, what I need from you now is, Confidentiality of this deal between you and me, trust, commitment, sincerity and honesty as these are the major keys to the success of this deal."

O perfil deste tipo de e-mail é sempre o mesmo. A receita é esta:
  • oferecer uma quantia em dinheiro grande (muitos milhões);
  • não pedir dinheiro em troca;
  • oferecer 50% dos milhões pelo simples favor de "ajudar a liberar o dinheiro", recebendo a quantia no Brasil, na própria conta bancária;
  • explicar que o acordo está sendo feito para evitar o pagamento de impostos ou alguma outra restrição no país de origem;
  • o autor do e-mail se apresenta como um advogado, gerente de banco ou agente financeiro e indica, na assinatura do e-mail, seu nome completo, endereço, telefone comercial e cargo.
Num destes e-mails a proposta era para eu me posicionar como uma vítima de fraude via Internet, para que pudesse ser amparado por um seguro de apoio a vítimas de fraude via Internet, e assim ganhar milhões. O e-mail todo é tão cheio de detalhes, escrito em bom Inglês, que poderia passar por algo verdadeiro.

Como estes e-mails se tornaram muito frequentes nos últimos meses, eu tenho me perguntado se alguém está caindo neste tipo de vigarice. Não sei que tipo de benefício pode ser extraído do contato. É claro que o e-mail fala apenas do contato inicial. Não sei o que aconteceria depois, se houvesse uma resposta. Nem vou ficar sabendo, pois não vou responder.

E você o que faria?