Blog

Entre um trabalho e outro, às vezes conseguimos escrever alguma coisa...

30 anos de MAC

No dia 24 de janeiro de 1984, a Apple lançava ao mundo o primeiro Macintosh. O que parece para nós um computador feio e com poucas funções, foi para a época, um computador que revolucionou o mundo da tecnologia e abriu as portas para os "não-especialista".





Nesse período de 30 anos, a empresa lançou diversos dispositivos, como Ipod, Iphone e Ipad, mas sempre manteve as linhas Mac como prioridade. Claro que a empresa não deixaria essa data especial passar em branco, de acordo com o site Cnet, a empresa preparou uma festa, junto com a Planet Studios, Computer History Museum e Macworld/iWorld, que acontecerá neste sábado, 25/01/2014.


O evento será realizado em Flint Center, Cupertino, no mesmo local onde Steve Jobs subiu ao palco para apresentar o Mac ao mundo. O evento contará com a presença dos membros da equipe original que desenvolveu o primeiro Mac e serão exibidos videos inéditos da criação do dispositivo.

Confira abaixo um vídeo preparado pela Apple para comemorar o aniversario de 30 anos do Macintosh:




Pouco mais da história

O projeto do Macintocsh surgiu ainda em 1979, com Jef Raskin, que tentava criar um computador barato e fácil de ser manuseado pelas grandes empresas. O primeiro protótipo tinha um processador de apenas 64KB de memória, microprocessador da Motorola de 6805E e um monitor preto e branco de 256x256 pixeis e tinha como sistema operacional o System 1.


Porém, a novidade não agradou a todos logo de primeira. Como a máquina era construída em torno da interface gráfica, todos os programas em linha de comandos existentes tiveram que ser completamente adaptados. Isso contrariou a maior parte dos desenvolvedores de software, sendo a causa principal da falta de programas para o Macintosh no início.

Nesses 30 anos de existencia, a Macintosh teve seus altos e baixos, mas a marca envelheceu e manteve sua reputação como ícone de design e tendência.

Mais informações:

Confira abaixo alguns dos modelos do Mac ao longo de sua evolução: