Blog

Windows 8: conheça as novidades na interface do novo sistema

No final do mês de outubro, a Microsoft lançou por todo o mundo seu novo sistema operacional, o Windows 8. No Brasil, o evento foi realizado em São Paulo, contando com a participação do Michel Levy, que deixou bem claro: "o Windows 8 é o início de uma nova era pra a Microsoft". 

Não podemos afirmar ainda se será uma nova era de sistemas operacionais, mas o que podemos dizer é que o Windows 8 é uma das maiores expectativas do mercado, pelo fato de apresentar uma interface totalmente redesenhada, projetada para ser compatível e integrada a pcs, tablets e monitores sensíveis ao toque.  E para você que ainda não utilizou ou esta pensando se vale a pena adquirir esse novo sistema, preparamos este post apresentando suas principais características:

Tela Inicial

Uma das mudanças mais marcantes é o menu Iniciar que já vinha acompanhando o sistema desde 1995, que deixou de existir, sendo substituído por um espaço que reúne blocos quadrados ou retangulares que dão acesso a aplicativos, contatos, e-mail, informações sobre cidades e clima, agenda, vídeos, musicas, entre outros. É possível facilmente alterar entre a área de trabalho e essa tela, usando a tecla Windows no teclado. 

Figura 1: A nova interface: quadros indicam os aplicativos do sistema

Outra característica dessa tela, é que o usuário pode personaliza-lá conforme o seu gosto, com cores, temas e organizar a ordem de aplicativos em grupos. 

Botões de Acesso Rápido

Charms Bar, ou conhecido botões de acesso rápido, são uma das características marcantes do Windows 8. Ficam ocultos, mas podem ser facilmente visualizados durante todo o uso do computador. Para isso basta mover o cursor para o canto direito superior ou inferior da tela. Para acessar com teclado, usando o atalho Windows + C.  

Figura 2: o Charms bar do Windows 8 surge à direita da tela

A barra apresenta os seguintes botões:
  • Busca: localiza rapidamente aplicativos e arquivos armazenados no computador, como também todo o conteúdo armazenado na nuvem;
  • Compartilhar: tem a função de compartilhar informações em redes sociais, arquivos através do skydrive, entre outros;
  • Iniciar: outra opção para acessar a Tela Inicial, opção muito útil em tablets;
  • Dispositivos:  com esta função você pode configurar rapidamente HD externos, pendrives, impressoras, entre outros aplicativos conectados;
  • Configurações: é onde você pode configurar e personalizar o sistema, programas, ajustar conexões wi-fi, gerenciar usuários.
Figura 3: o antigo Painel de Controle agora chama Configurações

Windows Store

Seguindo o exemplo do Android e iOS, agora a Microsoft conta com uma loja exclusiva de aplicativos. No momento em que escrevemos este post, a maioria de aplicativos disponíveis são gratuitos e com poucas opções, mas a empresa acredita que esse mercado irá mudar, afinal é uma grande oportunidade para desenvolvedores. 

Figura 4: a Windows Store é o local onde buscar e instalar novos aplicativos

Um fato importante de ser destacado é que você ainda se pode usar programas desenvolvidos para Windows XP, Vista e 7, não sendo obrigado utilizar a loja para adquirir e instalar programas. 

Notificações

A Microsoft deu maior atenção ao uso de notificações. Até o Windows 7, elas eram usadas para apresentar algum aviso sobre o sistema, como atualizações, mas agora há mais usos, como notificações de aplicativos, a chegada de um novo e-mail, mensagem no skype, compromisso na agenda.

As notificações, que têm o objetivo de facilitar a vida dos usuários, podem acabar aborrecendo alguns, por ficarem sempre emitindo avisos, mas essa opção pode ser configurada através do seguinte caminho: Configurações > Mudar Configurações do Computador > Notificações. 

Abas do Internet Explorer 10

O Internet Explorer, ganhou uma versão totalmente renovada e mais rápida no Windows 8. Um recurso fundamental em um navegador moderno, contudo, ficou complicado de ser encontrado facilmente: as abas. Elas foram removidas da parte superior e ficam escondidas, exibindo-as somente quando você passa o cursor para cima e para baixo na parte superior. Pode-se visualizá-las com atalho de teclado Windows + Z ou em uma opção do botão direito do mouse. 

Figura 5: as abas do Internet Explorer 10

Multitarefas

Finalmente a Microsoft deu atenção para os pedidos de usuários, e criou um recurso que torna possível utilizar mais de um aplicativo ao mesmo tempo sem preocupação de travar um computador menos potente. 

Figura 6: dois aplicativos executados lado a lado

Múltiplos monitores

Observamos que a criação desse novo sistema operacional foi pensada no usuário. Um recurso que nos chama é a integração descomplicada para mais de um monitor com diferentes resoluções. Podemos assim trabalhar com vários aplicativos ao mesmo tempo e agilizar nosso trabalho. 

Cópia / Transferência de Arquivos

O sistema de cópia e transferência de arquivos recebeu uma grande (e ao mesmo tempo simples) mudança: ao efetuar vários processos desse tipo, todos ficam na mesma janela. Agora também temos a possibilidade de pausar uma transferência, ou parar e continuar mais tarde. 

Figura 7: vários processos de cópia de arquivos exibidos na mesma janela

Outros recursos e atalhos

  • Para voltar à janela anterior: basta levar o cursor do mouse até o canto superior esquerdo e uma miniatura sera exibida.
  • Para desinstalar um aplicativo no Windows 8: basta clicar com o botão direito do mouse no bloco do aplicativo e aparecerão várias opções. 
Figura 8: botão direito do mouse sobre um aplicativo permite desintalá-lo. Simples!
  • Para alternando entre as janelas do Windows 8: basta utilizar o bom e velho atalhos ALT+TAB. 
Figura 9: atalho ALT+TAB exibe as janelas abertas pelo Windows 8

A instalação do Windows 8 traz um antivírus integrado ao sistema, que gerencia os processos em execução. Quando um processo estiver por muito tempo inativo, o Windows 8 irá salvá-lo e encerrá-lo. 

Por fim, mas não de menor importância, a inicialização do Windows 8 realmente ficou mais rápida. São segundos que fazem toda diferença para o usuário retornar mais rapidamente ao seu trabalho ou diversão. 

Ainda não podemos afirmar que esse seja uma nova era de avanços e sucesso para a Microsoft e se o Windows 8 é o melhor sistema operacional da atualidade. O tempo dirá.

E você o que pensa do novo sistema operacional da Microsoft? Comente...

ver todos os depoimentos

Positive SSL