Blog

Uma mentira contada 100 vezes se torna verdade? O caso dos 30 anos do Mac

De acordo com alguns sites brasileiros, entre eles, um grande portal (1), o computador MacIntosh teve suas bases iniciadas em 1954 com Jef Raskin. Na primeira leitura, esta frase parece ser simples, mas vamos pensar melhor, lembrando que o MacIntosh foi o primeiro computador pessoal a usar interface gráfica (as janelas que temos hoje nos computadores):

Fatos

  • em 1954, Jef Raskin era um garoto de 11 anos (2)
  • o primeiro transistor de silício funcional (o transistor foi o precursor do microprocessador) foi desenvolvido pelo Bell Labs neste ano de 1954 (3)
  • o primeiro microprocessador, que permitiu diminuir o tamanho dos computadores, tornando-os "microcomputadores" chegou ao mercado no início da década de 1970 (4)
Ou seja, os vários sites que divulgaram ontem a notícia dos 30 anos do MacIntosh informaram que um garoto de 11 anos começou a trabalhar na ideia de um computador com interface gráfica. Ou seja, um garoto tentou melhorar os microcomputadores antes que os microcomputadores existissem.

Os artigos publicados ontem também falam que o objetivo do MacIntosh era produzir um computador simples de usar para as grandes empresas, quando na verdade o objetivo era produzir um computador para uso pela classe média (um computador pessoal). Além disso, outras falhas se encontram, como o nome do "Jef", etc.

Isso leva a pensar sobre o valor da informação fácil que circula na Internet e a necessidade de verificar as fontes do que está sendo publicado. Copiar e colar tornou tão fácil "escrever" sobre o que não se sabe. A busca do Google pelo termo "em 1954, com Jef Raskin" gerou 354 mil resultados hoje. Como tanta gente (muitos deles profissionais) podem sair escrevendo e distribuindo informação que não foi verificada? E se um site publica uma notícia desta forma, o que mais lá é verdade, erro ou piada?

O trecho que estou tratando aqui aparece em vários sites:
  • As bases do Macintosh surgiram, na verdade, no início de 1954 com Jef Raskin, que imaginou um computador barato para grandes empresas e fácil de utilizar. (1)
  • As bases do projeto Macintosh surgiram no início de 1954 com Jef Van Dam, que imaginou um computador fácil de utilizar e barato para grandes empresas. (5)
  • As origens do projeto Macintosh remontam ao ano de 1954 quando Jef Raskin (especialista em interfaces homem-máquina que projetou e participou no projeto da Macintosh para a Apple Computer... (6)

Cultura de massas

A expressão cultura de massas, entendida também como indústria cultural, é aquela criada com um objetivo de atingir a maioria da população, transcendendo, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. O conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.

Existem vários casos na história, de pessoas que implantaram uma noticia errada e a propagaram de forma gigantesca para simplesmente esconder a verdade. Talvez esse não seja o caso da história do "Jef", mas podemos relacionar este caso com a cultura de massas, onde uma história falsa foi propagada amplamente e se tornou uma noticia "verdadeira" aos olhos da massa popular.

Vamos citar uma fonte incontestável, o filósofo Theodore Adorno:

O Poder da Indústria Cultural
O poder magnético que sobre os homens exercem as ideologias, embora já se lhes tenham tornado decrépitas, explica-se, para lá da psicologia, pelo derrube objectivamente determinado da evidência lógica como tal. Chegou-se ao ponto em que a mentira soa como verdade, e a verdade como mentira. Cada expressão, cada notícia e cada pensamento estão preformados pelos centros da indústria cultural. O que não traz o vestígio familiar de tal preformação é, de antemão, indigno de crédito, e tanto mais quanto as instituições da opinião pública acompanham o que delas sai com mil dados factuais e com todas as provas de que a manipulação total pode dispor. A verdade que intenta opor-se não tem apenas o carácter de inverosímil, mas é, além disso, demasiado pobre para entrar em concorrência com o altamente concentrado aparelho da difusão.
Theodore Adorno, in "Minima Moralia"

Sempre é importante ao redator checar as fontes que ele está usando para reescrever um artigo. O leitor deveria também pensar na autenticidade da informação. Para ter condição de de perceber isso, o leitor deve ter seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, com acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica.

E você? O que pensa? Já encontrou outros casos deste tipo, como a brincadeira "telefone sem fio", onde a informação final nunca é fiel à original? Deixe seus comentários.


Referências:
1- http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2014/01/apple-comemora-30-anos-do-primeiro-macintosh.html
2- http://pt.wikipedia.org/wiki/Jef_Raskin
3- http://en.wikipedia.org/wiki/Transistor
4- http://en.wikipedia.org/wiki/Microprocessor
5- http://www.digital4.net.br/2012/12/o-que-e-macintosh-ou-mac.html
6- http://www.apoioescolaronline.net/noticias/machintosh-128k-3






ver todos os depoimentos

Positive SSL