Documentos Técnicos

html

Logo Sistema Kanguru
Uma página Internet é composta de vários elementos (as tags HTML) organizadas em uma estrutura hierárquica, como as pastas em seu computador: assim como uma pasta pode conter outras pastas e cada uma delas pode conter suas próprias subpastas, ad infinitum., a tag <html> contém outras tags e cada uma delas pode conter outras, que por sua vez podem conter outras... Nesta árvore de elementos, a tag <html> é o elemento raiz, ou seja, esta tag contém todas as outras tags que formam a página. Ou seja, a tag <html> marca o início e o fim de uma página.

Ao longo destes posts, quando usamos o verbo conter queremos dizer que a tag citada envolve, marca o início e o fim de outros elementos. Daí o termo, em Inglês, container: aquilo que contém outros elementos dentro de si.

Estrutura de uma página Internet:

Uma página Internet é formada por parágrafos de texto, imagens, tabelas de dados, vídeos, etc. Cada um destes elementos é marcado por uma ou mais tags HTML.

A maior parte das tags HTML são containers para outros elementos. Como tal, as tags que funcionam como containers possuem um início e um fim:
  • início é formado pela tag envolvida pelos símbolos < e >, por exemplo: <html>
  • o final é formado pela tag envolvida pelos símbolos </ e >: por exemplo: </html>
conforme indicado abaixo:

<html>...</html>

A tag <html> é o container de 2 elementos, a cabeça (head) e o corpo (body) da página:

<html>
<head>...</head>
<body>...</body>
</html>

Por sua vez as tags <head> e <body> são containers para outros elementos, como veremos em outros posts.

ver todos os depoimentos

Positive SSL