Blog

Domínios .NET.BR são liberados

A partir do dia de ontem, 27/out, foi liberado no Brasil o registro dos domínios .NET.BR para qualquer empresa ou pessoa física. Antes, o domínio era restrito a empresas que forneciam infraestrutura de rede, e isso limitava o uso desses domínios por empresas como Embratel, Oi, Telefônica, etc. Agora o uso está liberado até mesmo para pessoas físicas.

O que isso significa na prática?

Neste momento, é possível que que seu domínio .COM.BR passe a ter um concorrente .NET.BR. Embora exista a possibilidade de recurso na justiça para recuperar o nome concorrente, o melhor é sair na frente e impedir o registro.

Veja nosso exemplo: nosso site é OPERAHOUSE.COM.BR e as modificações ocorridas ontem permitiram que o nome OPERAHOUSE.NET.BR fosse registrado por qualquer pessoa.

Essa é uma preocupação importante para quem investe em uma marca de serviços ou produtos. No nosso caso, decidimos registrar o novo domínio e impedimos que um concorrente pudesse fazer uso do nome que construímos durante os últimos anos. Agora, podemos ser encontrados como www.operahouse.com.br ou como www.operahouse.net.br.

Existe um verdadeiro mercado (oficial e paralelo) de nomes na Internet e estas ocasiões em que novos DPN's* são liberados causam uma grande movimentação neste mercado. No Brasil, o mercado é pequeno, mas o fato de que vários nomes .NET.BR já não estão disponíveis em menos de 24 horas após a liberação do registro, mostra que o interesse é grande. Baseado em uma pesquisa interna feita por nós, ocorreram mais de 25 mil domínios desde as 0 horas do dia 27. (Obs: esta estatística é baseada no número de tickets emitidos no sistema de registro, e é apenas uma estimativa do número de domínios registrados, pois é possível que o registro não seja concluído por algum motivo).

Se você que está lendo este artigo, tiver interesse em registrar seu nome em um domínio .NET.BR ou em outro domínio (.COM.BR, .COM, .NET, etc), entre em contato conosco e estaremos aqui para servi-lo.

* DPN = domínio de primeiro nível (ou seja, os sufixos .COM.BR, .NET.BR, etc)

ver todos os depoimentos

Positive SSL