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Anatomia de uma logomarca

ARCA Engenharia presta serviços técnicos na área de engenharia. Uma das áreas de maior número de clientes é a de refrigeração, que atende clientes do setor industrial, hoteleiro, comercial e residências.

Depois de vários anos de atividades, a empresa está em fase de crescimento, redefinindo identidade visual. A renovação de sua logo era necessária.

A logo em uso era formada pelas letras iniciais da razão social da empresa, RCA, ornamentadas com uma engrenagem e um compasso, uma referência aos serviços de prestados pela empresa: engenharia e arquitetura.



FOTO 1: logo antiga da empresa

Um dos problemas mais claros no uso da logo era a falta de consistência (e unidade visual). Como o arquivo original da logo não existe, ela era usada copiando e colando uma figura JPG onde fosse necessário, ou sendo refeita novamente, tentando reproduzir o desenho original. Dessa forma, os cartões da empresa apresentavam uma logo levemente diferente da logo usada no papel timbrado. O aspecto amador (O aspecto de comunicação da logomarca) da logo também não representava adequadamente o atual status de crescimento da empresa e os clientes conquistados em seu portfolio.

Neste contexto, a Opera House sugeriu a elaboração de uma nova logomarca.

O QUE É UMA LOGOMARCA?

Uma LOGOMARCA é a representação simbólica de um produto/serviço e está composta de símbolo + logotipo.

Símbolo: elemento que representa uma realidade invisível. Logotipo: forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica.

Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original. Com a logomarca se comunica a "intenção" agregados do produto/serviço, que traduz seus atributos e assim fazer a diferença no mercado. É isto o que a faz especial e única frente à concorrência.

O processo de criação iniciou reunindo elementos que foram usados na logo original, mas em formato mais arrojado e moderno.



FOTO 2: elementos gráficos sendo reunidos no ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho foi então preenchido com os elementos que o designer iria reunir para trabalhar e estudar o novo formato da logo da RCA, traduzindo, em desenho, a visão - "intenção" do empresário sobre a imagem que representaria seu negócio.

Depois de alguns rascunhos com lápis sobre papel o designer chegou a definir em uma primeira etapa o que seria a nova logo da RCA Engenharía.

Trabalhando sempre com as melhores ferramentas, em suas últimas atualizações, em poucos momentos o ambiente de trabalho estava pronto. Na imagem abaixo, algumos rasgunhos e uma etapa inicial do trabalho, usando o Corel Draw X4:



FOTO 3: ambiente de trabalho: o Corel Draw X4 (zoom +)

A primeira demonstração da logo teve o objetivo de mostrar que o nome RCA poderia ser valorizado ao trazer modernidade para o design da logo. Três versões foram apresentadas:



FOTO 4: a primeira versão da nova logo

Logomarca simples, direta, com uma tipografia muito linear e visualmente moderna acompanhada da engranagem que foi estilizada ganhando un jeito atual. Apesar de sua simplicidade, não deixa de ser atrativa.



FOTO 5: a segunda versão, uma visão "blidada" da logo

Esta versão é uma logomarca visualmente menos ligth que a primera. A tipografia escolhida é mais pesada no visual - transmitindo fortaleza e segurança, além de ter como base uma engrenagem. Também tem uma segunda base com efeito metálico e sobre ela as letras de RCA.



FOTO 6: a terceira versão apresentada ao cliente, com duas variações de apresentação

Aqui se pode perceber os estilos das duas artes anteriores juntas, em uma só logomarca. Esta versão é visualmente moderna. A posição da engranagem é algo especial, surgindo do fundo, dando originalidade e ao mesmo tempo dando um peso que traduz força e segurança. A tipografia é moderna.

Motivo para a escolha dos elementos da logo
  • Engrenagem: Elemento principal no re-desenho da logomarca RCA, sendo um símbolo de engenharia e arquitetura que traduz atividade, peça importante para que funcionem as demais partes. Solidez, trabalho, força.
  • Cor Azul: Cor que transmite seriedade, tecnologia, compromisso, solidez. Se resolveu botar um degrade de obscuro a claro para transmitir dimensões e conseguir que a engranagem sobressaísse e se destacasse mais ainda.

A visão do cliente e a visão do designer

Uma das qualidades de uma boa logomarca é ela ser amada pelo seu dono. É o empresário perceber que ela espelha o que ele acredita do negócio. Ele deve ter orgulho de usá-la. Em parte, esse sentimento é pessoal, e pode ser bem diferente da percepção que o designer tem sobre a logo em que está trabalhando.

Se, por um lado, a primeira versão da logo RCA apresentada acima, tinha como objetivo a reformulação da logomarca já existente, dando um estilo mas atual e moderno, espelho do atual status de crescimento da empresa, por outro, o cliente achou que o design da nova logo representava algo muito diferente da logo original, tornando-a algo como a logo de "outra empresa".

"Queremos modernizar a logo, não modificá-la e transformá-la em outra.", foram as palavras de Raynor Aguiar, proprietário da RCA.

Para adaptar o serviço a esta exigência, uma nova versão, com 5 possibilidades de variação foram apresentadas:



FOTO 7: Segunda demonstração da logomarca - variação 1



FOTO 8: Segunda demonstração da logomarca - variação 2



FOTO 9: Segunda demonstração da logomarca - variação 3



FOTO 10: Segunda demonstração da logomarca - variação 4



FOTO 11: Segunda demonstração da logomarca - variação 5

Todas as 5 novas versões têm uma mesma ideia-base:
  • Tipo de letra.
  • A mesma combinação de cores ( azul - branco - cinza )
  • A presença dos elementos-base na logomarca antiga ( engranagem e compasso)
  • A localização das iniciais RCA e a palavra Engenharia, nas 5 versões é a mesma.
As diferenças entre as 5 versões são pequenas mas notoriamente ressaltantes. São 5 opções que se apresentou ao cliente para que ele tivesse liberdade de eleger, ou indicar-nos caminho a seguir. Para esta segunda etapa, o designer reformulou suas idéias para cumprir com os objetivos propostos e ao mesmo tempo em que manteve percepção do gosto do cliente e de questões técnicas necessárias a tornar a logo também um bom trabalho de design.

O cliente elogiou uma das 5 novas propostas pedindo para fazer uma última modificação: ressaltar o serviço de manutenção de ar acondicionado e refrigeranção. Disso resultou uma nova apresentação da logo, com variações sobre o tema refrigeração:


   

FOTO 12: variações sobre o tema refrigeração

Na nova apresentação, a adição de um pouco de neve sobre as letras e um pouco de ar saindo do desenho, a nova logomarca demonstrada conseguiu alcançar as expectativas do cliente, que ficau satisfeito com o trabalho da Opera House.



FOTO 13: a logomarca final da RCA ?

Esta última versão foi apresentada ao cliente, que pediu que a logomarca tivesse a palavra Engenharia em estilo itálico. Este estilo na palavra Engenharia, que fica na base da logo, tira um pouco da solidez da logomarca, que parece estar deslizando. O cliente foi alertado sobre o fato, mas preferiu manter a logo dessa forma:



FOTO 14: versao versão final da logo aprovada pelo cliente

Uma logo é mais que um desenho

Esta história mostra que o processo de produção de uma logo é muito mais do que elaborar um bom desenho. Envolve mais que dominar o uso de um software. A produção de uma logomarca é antes de tudo, a interação entre a equipe de design e o cliente, é a criatividade aliada ao o compromisso com o resultado esperado pelo cliente. Enfim, é o dia-a-dia de nosso trabalho na Opera House...

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