Blog

De Ada à Bel Pesce: as mulheres que revolucionaram a computação.

Não poderíamos deixar essa data, 8 de Março, tão especial para a história da humanidade passar em branco. Esse post tem o objetivo de homenagear todas as mulheres que trabalham na área de computação, que estão inseridas num nicho dominado por homens, que de vez enquanto tem que ouvir piadinhas de um colega engraçadinho que põe em dúvida a qualidade do seu trabalho só porque é mulher e decidiu embarcar nesta área.

Ada Lovelace: a primeira programadora da história

Ada Augusta Byron King, nasceu em 10 de Dezembro de 1815 e faleceu em 27 de Novembro de 1852, ficou conhecida como Ada Lovelace após casar-se e receber o título de condessa de Lovelace. Teve uma vida curta, mas o suficiente para deixar seu nome escrito na historia da programação. Britânica, foi matemática e escritora inglesa, onde desenvolveu com apenas 27 anos de idade o primeiro algoritmo para máquinas, ou seja, Ada descobriu que computadores poderiam muito bem ir mais além do que simplesmente contar números.


Primeiro programa de computador

Em 1842 Charles Babbage foi convidado a ministrar um seminário na Universidade de Turim sobre sua máquina analítica. Luigi Menabrea, um jovem engenheiro italiano e futuro Primeiro-ministro da Itália, publicou a palestra de Babbage em francês e esta transcrição foi posteriormente publicada na Bibliothèque universelle de Genève, em 1842.
Babbage pediu a Ada para traduzir o artigo de Menabrea para o inglês, adicionando depois a tradução com as anotações que ela mesma havia feito. Ada levou grande parte do ano nesta tarefa. Estas notas, que são mais extensas que o artigo de Menabrea, foram então publicados no The Ladies' Diary e no Memorial Científico de Taylor sob as iniciais "AAL".

Em 1953, mais de cem anos depois de sua morte, as notas de Ada sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas. A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Ada como a descrição de um computador e um software.

As notas de Ada foram classificadas alfabeticamente de A a G. Na nota G ela descreve o algoritmo para a máquina analítica computar a Sequência de Bernoulli. É considerado o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado num computador, e Ada é recorrentemente citada como a primeira pessoa programadora por esta razão. No entanto, a máquina não foi construída durante o tempo de vida da Condessa de Lovelace.

Ada Lovelace Day

Há cinco anos, sempre no dia 15 de outubro, é comemorado o Ada Lovelace Day, foi criado por Suw Charman-Anderson com o objetivo de celebrar e espalhar pelo mundo conquistas de mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (a sigla em inglês é STEM), além de inspirar outras a seguirem carreiras nesta área, tão dominada por homens (que também costumam ser reconhecidos mais facilmente).


Para comemorar, há eventos de todo tipo espalhados pelo mundo, seja dentro dos muros de universidades ou em bares, ou até online. O que importa é se encontrar e conversar sobre as contribuições femininas para o desenvolvimento dessas áreas. Um desses eventos, inclusive, é no Brasil, na cidade de Recife. Este ano será celebrado no dia 14 de Outubro de 2014.

Grace Hopper

Grace Hopper, nasceu em Nova York no dia 9 de Dezembro de 1906 e faleceu em 1 de Janeiro de 1992, onde foi uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950. Foi ela que criou a linguagem de programação Flow-Matic, hoje extinta. Esta linguagem serviu como base para a criação do COBOL.

Dr. Grace Hopper com o manual da linguagem de programação COBOL em mãos.

Grace Hopper na Segunda Guerra Mundial

Em 1943, Grace tirou uma licença de Vassar e foi empossada na Marinha dos Estados Unidos. Foi uma das várias mulheres a se voluntariarem no WAVES. Ela precisou de uma autorização excepcional para alistar-se, pois estava 6,8kg abaixo do peso mínimo exigido pela Marinha (54kg). Apresentou-se em Dezembro, e treinou na Escola Naval Reserve Midshipmen's do Smith College em Northampton, Massachusetts. Formou-se em 1944 como a primeira da turma e foi designada para a Bureau of Ships Computation Project da Harvard University como tenente júnior.

A equipe de Harvard MARK I, em agosto de 1944. Richard Bloch, Hubert Arnold, Howard Aiken, Grace Hopper, Robert Campbell.

Ela serviu na equipa de programação Mark I computer dirigida por Howard H. Aiken. Hopper e Aiken onde escreveram três artigos sobre o Mark I, também conhecido como a Calculadora Automática Controlada por Sequência. O pedido de transferência de Hopper para a Marinha regular no final da guerra foi recusado devido à sua idade (38 anos). Ela continuou a servir na Reserva da Marinha e permaneceu no Laboratório de Computação de Harvard até 1949, recusando uma cátedra em Vassar para trabalhar como pesquisadora num contrato da Marinha na Harvard University.

UNIVAC

Em 1949, Grace Hopper tornou-se empregada da corporação Eckert-Mauchly Computer como matemática sénior e compôs a equipa de desenvolvimento UNIVAC I. No começo dos anos 1950 a empresa em que trabalhava foi incorporada pela empresa Remington Rand e foi nesse período que desenvolveu seu compilador, que ficou conhecido como O COMPILADOR e sua primeira versão foi em A-0.
Em 1952 ela teve um compilador operacional. "Ninguém acreditava" disse Grace Hopper - "Eu tinha um compilador rodando e ninguém lhe tocava. Eles me diziam que computadores apenas podiam fazer aritmética". Em 1954, Hopper foi nomeada a primeira diretora de programação automática, e seu departamento divulgou algumas das primeiras linguagens de programação baseadas em compilador, incluindo ARITH-MATIC, MATH-MATIC e FLOW-MATIC.

A menina do Vale

Nascida e criada em São Paulo, Bel Pesce estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação.


Das ideias da garota que aos 17 anos foi estudar no MIT, já nasceram bijuterias, games, diversos projetos e hoje nascem uma empresa de tecnologia, a Lemon (aplicativo digital para finanças pessoais), e o livro on-line "A Menina do Vale", que pode ser baixar pela internet neste link.


Em 2012, Bel foi nomeada "Jovem empreendedora do ano" pelo Prêmio Jovem Brasil, foi listada como uma das "100 pessoas mais influentes do Brasil" pela revista Época e seu livro foi votado "Melhor livro do ano" pela Arata Academy.

Dia da Mulher

Sabemos que ainda é pequeno o número de mulheres nessa área de computação, mas podemos perceber que é crescente o numero de mulheres não só na profissão de sistemas, mas em todas as outras como Engenharia, Medicina, Motoristas e outras, antes dominada pelo homens.

Feliz dia 8 de Março à todas as mulheres Guerreiras que saem de suas casas e se desdobram em duas, três, varias e conseguem mesmo assim embelezar e iluminar o dia de muita gente!

Feliz dia da Mulher à todas as mulheres Guerreiras!

ver todos os depoimentos

Positive SSL